Personal tools

O excesso de velocidade

Apesar da ABRASPE ter encaminhado pouco antes do natal abaixo assinado solicitando a imediata revisão da Resolução n. 214 ao Ministro das Cidades e aos Membros do CONTRAN , até hoje não recebeu nenhuma manifestação dessas autoridades a respeito da proposta. Reforçando a justificativa de se fazer essa revisão transcreve-se aqui o texto de levantamento feito pelo YAHOO sobre a infração mais freqüentemente cometida pelos nossos motoristas pesquisados, bem como a opinião de renomado especialista da USP sobre os riscos envolvidos.

As 10 infrações mais freqüentes no trânsito brasileiro.

                                           Publicadas em Yahoo Notícias – 27/01/2009

 

(A mais praticada, entre as dez listadas foi a de excesso de velocidade conforme destaca o texto abaixo )

“A infração mais citada pelos usuários é andar acima do limite de velocidade permitido. Seja na rua ou na estrada, não são raros os motoristas que tentam ser mais rápidos do que deveriam. As desculpas são as mais variadas possíveis: pisa no acelerador para não chegar atrasado, para fugir de um possível assalto... e é para essas pessoas que o especialista em trânsito relata uma estatística alarmante: "O excesso de velocidade contribui para cerca de 30% dos acidentes (e das mortes) nos países desenvolvidos e 50% dos acidentes (e das mortes) nos países em desenvolvimento".

 

Agora que você sabe quais são os riscos que corre por infringir essas 10 leis do trânsito, como fazer para andar sempre na linha?

A conscientização dos motoristas é ponto pacífico, pois apenas dessa forma será possível diminuir o risco de infrações e, conseqüentemente, de acidentes. Outra solução, proposta pelo prof. Coca Ferraz, é a adoção de multas mais pesadas para os infratores “.

 Nota:  A resposta da ABRASPE à ineficácia da fiscalização foi o MANIFESTO DIRIGIDO AO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

Noticias